segunda-feira, 19 de agosto de 2013

XIV Festival da Cachaça Abaíra

De 12 a 15 de setembro em Abaíra–BA, cidade no centro da Chapada Diamantina, acontece uma das maiores festas do interior baiano, o “Festival da Cachaça Abaíra”. A festa bienal, que atrai turistas de todo o país e de diversas partes do mundo está na sua XIV edição e promete arrastar multidões este ano, ultrapassando até o sucesso das edições anteriores. A parte técnica contará com palestras, seminários sobre o cultivo da cana-de-açúcar, e produção da Cachaça Abaíra, dentre outros derivados, e contará com uma área reservada com stands e exposições de vários produtos da região e de cidades da Bahia e também de outros estados do Brasil, na coordenação da APAMA/COOPAMA. O Festival chama a atenção ainda por sua programação musical, contando com artistas de peso no cenário baiano e também do cenário Nacional como: Fábio Jr, Trio da Huanna, Luxuria, Sinho Ferrari, Fernando Mendes, Amanda Santiago, Renan Moreira, Allan Júnior, entre outras grandes atrações que estarão fazendo a alegria do público neste evento tão esperado.

Abaíra te espera de braços abertos! Venha e faça sua festa!

Para maiores informações: (77) 3476-2440 ou (71) 9170-8409



PARTE TÉCNICA DO XIV FESTIVAL DA CACHAÇA ABAÍRA

Dia 12/09/2013

SEMINÁRIO SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DA CANA-DE-AÇÚCAR


  • 08:00 – Inscrição dos participantes;
  • 08:30 - Abertura Oficial do XIV FESTIVAL DA CACHAÇA ABAÌRA e

·        09:00 – Palestra sobre Programa de Credito da Cadeia Produtiva de Cana de Açúcar e Seus 
Derivados, com o Dr. Antonio Almeida Júnior , Médico Veterinário da SEAGRI do Estado da Bahia .
 
·        09:40 – Palestra  sobre "Fermento selecionado para produção de cachaça e outras aplicações", com 
o Professor Dr. Rogério Brandão  da Universidade Federal de Ouro Preto , graduado em Farmácia pela 
Universidade Federal de Juiz de Fora e Doutorado em Bioquímica e Imunologia. 
  • 10:30 – Palestra sobre Utilização do bagaço de cana, obtido de forma artesanal, na alimentação de ruminantes, Mauro Pereira de Figueiredo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista - professor pleno (Médico Veterinário e Zootecnista, mestre em Agronomia (USP) e doutor em Medico Veterinária (TiHo-Hannover). Leciona na graduação em Agronomia e no programa de pós-graduação em Zootecnia da UESB.
  • 11:30 – Palestra sobre Crédito Rural e Renegociação de dívidas dos Agricultores Familiares, com o Dr. Samuel Feldman, Eng. Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia. 
  • 12:30 – Almoço
  • 14:00 – Palestra sobre Reestruturação da Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar e seus Derivados na Agricultura Familiar, com o Sr. Nelson Luz Pereira, Técnico em Agropecuária pela EMARC Uruçuca -BA , Graduado em turismo pela UNESUL BahiaChefe de Escritório Local da EBDA – Abaíra, Secretario Estadual Executivo da Câmara Técnica Setorial e Coordenador Estadual do Programa de Credito da Cadeia Produtiva de Cana de Açúcar e Seus Derivados.
  • 14:30 – Mesa redonda, encaminhamento de documentos para entidades do estado e da União, reivindicando benefícios para os produtores da Cachaça Abaíra  e Perguntas aos palestrantes.
  • 15:30 – Encerramento e Visita Técnica à COOPAMA.
Dias 12, 13, 14 e 15 /09/2013.
  • Apresentação do Processamento dos derivados da Cana-de-Açúcar na Praça de Eventos;
  • Exposição e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar  nos Stands do Armazém da Agricultura Familiar( SUAF – SEAGRI/BA )
  • Exposição e Apresentação das culturas resistentes à seca na  Fazenda Temática da EBDA.